Galo Fanáticos

Veja o time titular do Galo campeão do Campeonato Brasileiro de 1937

Na última sexta-feira (25), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu oficialmente o título brasileiro do Atlético-MG. O tri do Galo foi conquistado em 1937, por meio do Torneio dos Campeões. Após quase um século, os jogadores presentes no triunfo já não mais se encontram aqui para viver a emoção, mas entraram para a história do alvinegro.

Sobretudo, o elenco titular do time campeão de 1937 era composto por: Kafunga (Goleiro); Florindo e Quim (Zagueiros); Zezé Procópio e João Bala (Laterais); Lola, Nicola e Alfredo Bernardino (Meio-Campistas); Guará, Rezende e Paulista (Atacantes) e Floriano Peixoto (Técnico).

Dentre os nomes presentes na conquista do Campeonato Brasileiro, três deles ganharam destaque na trajetória do Atlético-MG. O primeiro é o goleiro Kafunga, que vestiu a camisa alvinegra por 19 anos, sendo responsável por faturar 11 títulos. Em resumo, foram dez estaduais e o Torneio dos Campeões.

F4psmEUWkAAGsC3

Por outro lado, outro representante lendário é o atacante Guará. Detentor do título de quarto maior artilheiro do Atlético-MG, com 168 gols marcados, o ex-jogador fez história na conquista do Campeonato Brasileiro de 1937. Na campanha em questão, o craque marcou três tentos.

Responsável direto pelo triunfo, Floriano Peixoto, o treinador, fez história dentro e fora das quatro linhas. Como jogador, o técnico vestiu a camisa do Galo entre os anos de 1933 e 1935. No mais, em 1936, assumiu o posto de comandante técnico e levou o alvinegro ao título nacional, falencendo um ano após, na Argélia.

Outros nomes do título do Campeonato Brasileiro

O plantel vencedor do Campeonato Brasileiro contou ainda com grandes artilheiros. Sobretudo, um dos maiores goleadores da história do Clube Atlético Mineiro estava presente no triunfo. Paulista marcou 87 gols com a camisa alvinegra, assim como o meio-campista Nicola, que estufou as redes adversárias em 61 oportunidades.

Em contrapartida, o atacante Resende, 16º maior artilheiro do clube, com 104 gols também pôde desfrutar da gloria de ser campeão brasileiro. No mais, o volante Lola, um dos jogadores com mais partidas (147) junto ao Atlético-MG, estava presente no primeiro título do Campeonaro Brasileiro do Galo

Comentários estão fechados.