Galo Fanáticos

Atlético foi notificado para representar a Seleção Brasileira em partida no exterior

Parece mentira, mas um time do interior de São Paulo, o Atlético Sorocaba, foi convidado a jogar na restrita Coreia do Norte e, curiosamente, foi confundido com a Seleção Brasileira. Esta surpreendente experiência ocorreu em 2009, quando a equipe se aventurou no longínquo país asiático para um amistoso contra a seleção local.

Para entender o início desse curioso episódio, é necessário remontar ao Reverendo Sun Myung Moon, nascido na região que hoje corresponde à Coreia do Norte. Ele foi o fundador da Igreja da Unificação, uma organização religiosa que reuniu uma grande quantidade de seguidores, provocou inúmeras controvérsias e teve uma presença marcante no Brasil, especialmente nos anos 90.

O Reverendo Moon, que tinha grande paixão pelo esporte, decidiu investir em dois clubes de futebol no Brasil: o Cene-MS e o Atlético Sorocaba. Ele realizou um investimento no segundo citado nos primeiros anos do século XXI, o que impulsionou a equipe a subir da terceira divisão paulista para a primeira divisão em 2003.

Durante esse período de sucesso, o Reverendo Moon tinha o desejo de utilizar o Atlético Sorocaba como um veículo para expandir o alcance do futebol brasileiro por todo o mundo. Essa oportunidade surgiu em 2009, quando a seleção da Coreia do Norte conquistou a classificação para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e desejava enfrentar equipes de várias partes do mundo.

Atlético Sorocaba “virou” a Seleção Brasileira

A delegação do Atlético Sorocaba chegou à Coreia do Norte, especificamente ao aeroporto de Pyongyang, a capital do país asiático, onde foram submetidas a regras rigorosas, incluindo a apreensão de telefones e passaportes. Isso se deu em função das regulamentações extremas do país, naquela época sob a liderança do ditador Kim Jong-il.

No dia da partida, ao se depararem com o estádio completamente lotado, a delegação brasileira ficou surpresa. Em questão de minutos, ao verem a sigla “BRA” no telão, eles compreenderam que para o povo norte-coreano, aquele time era a Seleção Brasileira.

Comentários estão fechados.