Galo Fanáticos

Relembre o primeiro título conquistado pelo Atlético

Na vasta coleção de troféus do Atlético, uma pequena taça de prata marca o início da trajetória de conquistas do clube. No último dia 16, foi celebrado 110 anos desde que o Alvinegro conquistou seu primeiro título: a Taça Bueno Brandão, de forma invicta e sem sofrer gols, em um triangular contra o América-MG e o Yale.

O torneio recebeu esse nome em homenagem a Júlio Bueno Brandão, que na época era o governador de Minas Gerais. Foi a primeira competição organizado pelo futebol de Belo Horizonte, que ainda estava em seus primeiros passos.

Naquela época, Galo e América-MG eram as principais equipes do Estado, e todas as partidas da Taça Bueno Brandão foram realizadas no antigo campo do Prado Mineiro. O Alvinegro venceu o Coelho por 1 a 0 e 4 a 0, derrotou o Yale por 2 a 0 e houve um empate de 0 a 0 entre as equipes.

Já como campeão do torneio inédito, o Atlético foi premiado com o troféu de prata em 16 de agosto, durante uma partida festiva contra um time combinado dos dois rivais. O time venceu por 2 a 0, com ambos os gols marcados por Waldemar Meirelles.

Este atacante se destacou como o primeiro grande artilheiro do Galo. Ele havia anotado 9 gols em 1912, 11 em 1913, mais 9 em 1914, e 9 em 1915, tornando-se o primeiro goleador da história do Campeonato Mineiro.

Atlético pioneiro

A Taça Bueno Brandão foi o precursor do Campeonato Mineiro, que foi fundado pela Liga Mineira de Desportes Atléticos (LMDT), que mais tarde se tornou a Federação Mineira de Futebol, em 1915. Naquela época, o Atlético foi o primeiro campeão do novo torneio, e em 2014, o clube destacou o campeonato em sua galeria de troféus na sede administrativa de Lourdes, e ela foi levantada simbolicamente pelo ídolo Diego Tardelli.

Comentários estão fechados.