Galo Fanáticos

(26/12): FIFA segue regra à risca e péssima notícia chega no Atlético-MG

O Mundial de Clubes 2025 será o maior de todos os tempos, com a Fifa alterando todo o esboço da competição. De modo geral, a próxima edição contará com a participação de 32 equipes espalhadas pelos grandes continentes. Contudo, a participação do Atlético-MG no torneio ganhou capítulos dramáticos após a entidade desfavorecer o Brasil.

Apesar de ser o 3º time entre os planteis sul-americanos no ranking da Fifa, o posicionamento do Atlético-MG não surtirá efeito em sua passagem ao Mundial de Clubes. Apesar de ser um dos critérios classificatórios para a competição, a regra acabou por repelir a equipe comandada por Felipão.

Com seis vagas garantidas para confederações do continente sul-americano, os três últimos campeões brasileiros já estão na competição. Sendo assim, Palmeiras, Flamengo e Fluminense não precisarão desprender tanta energia, uma vez que seus passaportes já estão carimbados. Em contrapartida, a Fifa não beneficiará vaga no mundial para países já garantidos no torneio, fazendo com que o Atlético-MG seja descartado do rankeamento.

Dessa forma, as demais vagas, até o momento, estão sendo preenchidas por Boca Juniors e River Plate, da Argentina. No mais, a sexta e última passagem será definida por meio da Libertadores da América 2024. Sobretudo, para cravar sua ida ao Mundial de Clubes, obrigatoriamente o Atlético-MG precisa faturar o título da próxima edição do torneio organizado pela Conmebol.

Atlético-MG de olho nos classificados

Confira abaixo os times confirmados no Mundial de 2025 até o momento:
América do Sul (6 vagas no total):
  • Fluminense, Palmeiras e Flamengo
Europa (12 vagas no total):
  • Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern Munique, PSG, Internazionale, Porto e Benfica;
Ásia (4 vagas no total):
  • Al Hilal (Arábia Saudita) e Urawa Reds (Japão);
África do Sul (4 vagas no total):
  • Al-Ahly (Egito) e Wydad Casablanca (Marrocos);
Américas do Norte e Central (4 vagas no total):
  • Monterrey (México), Seattle Sounders (EUA) e León (México);
Oceania (1 vaga no total):
  • Auckland City (Nova Zelândia)

A princípio, apenas 19 times estão confirmados até o momento, restando 12 para preencher as demais vagas do Mundial de Clubes 2025. No mais, os Estados Unidos são os favoritos para sediar a competição organizada pela Fifa.

Comentários estão fechados.